image

ROBÓTICA NA SALA DE AULA

A Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. Tem despertado a atenção de professores e alunos, que colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, através da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador.

O aluno sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as páginas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente. Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigando, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prazer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, melhora a postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colaboração e construção.

“A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem problemas. Nesse caso, o problema torna-se um desafio e o aluno deve ter a mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.

O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação de teorias à atividades concretas e para desenvolver a criatividade dos estudantes: “o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois proporciona a curiosidade pela investigação que, consequentemente, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno.

Para introduzir a tecnologia da robótica na sala de aula, é necessário a formação de equipes para a criação e montagem de protótipos. Os protótipos são construídos com materiais de sucata e com componentes eletrônicos que compõem um kit de robótica (interfaces, luzes, leds, motores, sensores, potenciômetros, relés, motor de passo, motor de corrente contínua, etc.

Outros Posts:

Comentários:

  1. Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *